Making Biblical Disciples

By Michelle Geoffrey, cell pastor at www.celebrationchurch.org

This Summer, my family and I watched a devotional video together and my 10-year-old niece, Elizabeth, asked a Biblical question.  I started to respond to her question, but my wise brother-in-law, Dan, said, “what does the Bible say?”  It was one of those moments that sears itself into your brain because you can’t believe you didn’t think of that.  This question led to a wonderful summer of Elizabeth receiving her first “real” Bible, memorizing the names and order of the books, and learning how to find the answers to her questions.  She spent hours digging into God’s Word and finding her way on her faith journey.

This moment has haunted me.  I began to wonder how many times I have failed at making disciples.  I answered the question instead of pointing back to the Source.  If someone says, “Should I move in with my boyfriend?”  I have often tried to tell them why this is a sin, rather than simply saying, “What does the Bible say?”  How much more impactful is that?  

Jesus knew EVERYTHING when He was walking this earth.  He was better than Google! However, how did He respond to needs in most situations?

  • At the Pool of Bethesda Jesus asks the man who has been lame for 38 years, “Do you want to get well?” (John 5:1-15)
  • The disciples fear for their safety in a boat as they go through a storm and Jesus asks in Matthew 8:28, “Why are you so afraid?”
  • The disciples are discussing who Jesus is, and He responds with, “Who do you say that I am?” (Mark 8:29)

I encourage you to find some of Jesus’s questions in your quiet time this week.

Jesus used simple questions and conversations as teaching moments.  He didn’t just give the Sermon on the Mount and expect the disciples to gain a full understanding.  He showed them how to pray, perform miracles, cast out demons, and so much more while walking along the road and over dinner.

If we want to make true disciples, we need not give people our answers to their questions but instead, lead them to the Word.  Psalm 119:105 says, “Your word is a lamp for my feet, a light on my path.”  Notice it tells us that the Word is the guide, not the leader, pastor, or friend. Let’s be like Jesus and direct people to God and his Word. 

Korean blog (click here)

Portuguese blog:

Fazendo discípulos como a Bíblia ensina

Michelle Geoffrey, Pastora de Células na igreja Celebration, www.celebrationchurch.org

Neste verão, eu e minha família estávamos assistindo um vídeo devocional juntos quando minha sobrinha Elizabeth, de 10 anos, fez uma pergunta bíblica. Eu comecei a responder, mas fui interrompida quando Dan, meu sábio cunhado, disse: “O que a Bíblia diz sobre isso?”. Foi um daqueles momentos que fica gravado em nossa memória, pois você se pergunta como é que não pensou naquela resposta! Aquela pergunta se transformou em um verão maravilhoso em que a Elizabeth ganhou sua primeira Bíblia “de verdade”, memorizou os nomes e a ordem dos livros da Bíblia e aprendeu a achar as perguntas para suas respostas. Ela passou horas “escavando” a Palavra de Deus e encontrando seu próprio caminho em sua jornada de fé.

Aquele momento passou a me aterrorizar. Eu passei a me questionar quantas vezes eu falhei em fazer discípulos. Eu respondi perguntas, ao invés de apontar para a Fonte. Quando alguém me pergunta: “Será que devo me mudar e ir morar com meu namorado?”, eu normalmente tento explicar por que isso é pecado, ao invés de simplesmente dizer: “O que a Bíblia diz sobre isso?”. Isso tem muito mais impacto!

Jesus sabia DE TUDO quando Ele estava na terra conosco. Ele era melhor do que o Google! Entretanto, como Ele respondia às necessidades na maioria das vezes?

  • No tanque de Betesta, Jesus pergunta a um homem que era aleijado há 38 anos, “Você quer ser curado?” (João 5:1-15)
  • Os discípulos estavam temendo por suas vidas em um barco, em meio a uma tempestade e Jesus pergunta, em Mateus 8:28. “Por que vocês estão com tanto medo”.
  • Os discípulos estão discutindo sobre quem Jesus é, e Ele respondeu assim, “Quem as pessoas dizem que eu sou?” (Marcos 8:29)

Eu gostaria de incentivá-los a achar algumas outras perguntas de Jesus em seus próprios momentos devocionais esta semana.

Jesus utilizava perguntas simples e conversas como momentos de ensino. Ele não ficou apenas no Sermão da Montanha e aguardou até seus discípulos adquirissem todo o conhecimento. Ele os ensinou a orar, a fazer milagres, expulsar demônios e muito mais, enquanto caminhava e comia com eles.

Se quisermos fazer discípulos verdadeiros, não devemos simplesmente entregar nossas próprias respostas às perguntas que nos fizerem, mas sim encaminhar as pessoas à Palavra de Deus. O Salmo 119:105 nos ensina: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Note que o texto nos ensina que a Palavra é o mapa, o guia, e não o líder, o pastor ou mesmo o amigo. Vamos então fazer como Jesus e direcionar as pessoas a Deus e à sua Palavra.

Spanish blog:

Haciendo discípulos bíblicos 

Por Michelle Geoffrey, pastora de células en www.celebrationchurch.org

Este verano, mi familia y yo vimos un video devocional juntos y mi sobrina de 10 años, Elizabeth, hizo una pregunta bíblica.  Empecé a responder a su pregunta, pero mi sabio cuñado, Dan, dijo: “¿qué dice la Biblia?”.  Fue uno de esos momentos que se te graban en el cerebro porque no puedes creer que no se te haya ocurrido.  Esta pregunta dio lugar a un maravilloso verano en el que Elizabeth recibió su primera Biblia “de verdad”, memorizó los nombres y el orden de los libros y aprendió a encontrar las respuestas a sus preguntas.  Pasó horas indagando en la Palabra de Dios y encontrando el camino de su fe.

Este momento me ha perseguido.  Empecé a preguntarme cuántas veces he fallado en hacer discípulos.  He respondido a la pregunta en lugar de apuntar a la Fuente.  Si alguien dice: “¿Debo mudarme con mi novio?”  A menudo he tratado de decirles por qué esto es un pecado, en lugar de decir simplemente: “¿Qué dice la Biblia?”.  ¿Cuánto más impactante es eso?  

Jesús lo sabía todo cuando caminaba por la tierra.  ¡Él era mejor que Google! Sin embargo, ¿cómo respondió a las necesidades en la mayoría de las situaciones?

•      En el estanque de Betesda, Jesús le pregunta al hombre que ha estado cojo durante 38 años: “¿Quieres sanar?” (Juan 5:1-15) 

•      Los discípulos temen por su seguridad en una barca mientras atraviesan una tormenta y Jesús les pregunta en Mateo 8:28: “¿Por qué tenéis tanto miedo?”

•      Los discípulos discuten sobre quién es Jesús y Él responde: “¿Quién decís que soy yo?” (Marcos 8:29

Te animo a que encuentres algunas de las preguntas de Jesús en tu tiempo de silencio de esta semana.

Jesús utilizó preguntas y conversaciones sencillas como momentos de enseñanza.  No se limitó a dar el Sermón de la Montaña y esperar que los discípulos lo entendieran todo.  Les enseñó a orar, a hacer milagros, a expulsar demonios y mucho más mientras caminaban por el camino y durante la cena.

Si queremos hacer verdaderos discípulos, no tenemos que dar a la gente nuestras respuestas a sus preguntas, sino llevarlos a la Palabra.  El Salmo 119:105 dice: “Tu palabra es una lámpara para mis pies, una luz en mi camino”.  Noten que nos dice que la Palabra es la guía, no el líder, el pastor o el amigo. Seamos como Jesús y dirijamos a la gente a Dios y a su Palabra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *